Retrospectiva 2010

O ano já começou e teve toda aquela coisa de fogos de artifício, sete pulinhos no mar, cidra barata e tudo o que a gente tem direito para pensar que terá um pouco mais de sorte no período que está vindo.

Essa postagem não é uma reanimação do blog. Mas, como já tinha comentado, vou aparecer de vez em quando aqui para postar algumas matérias feitas por esta que vos escreve e publicadas no Diário da Cidade que, por algum motivo especial, eu gostei de fazer.

Hoje, as cinco primeiras:

eleições@candidatos.comeleições@candidatos.com parte 2

Por que eu gostei: Essa pauta surgiu depois que uma porrada de candidatos começaram a me seguir no twitter. Não que eles estivessem interessados no que eu escrevia, nem que eles estivessem realmente participando da rede, mas mais para mostrar que eles também poderiam encher muito a nossa paciência durante a campanha pela internet.

Assim, procurei o professor Eduardo Guerini. A matéria seria primeiramente somente uma entrevista. Mas o buraco era mais fundo e eu acabei me empolgando.

A difícil tarefa de escolher o candidato

Por que foi legal? Porque política não é só candidato, não é só o que acontece no poder público. Defendo muito a ideia de que a editoria de política também tem a obrigação de mostrar o que o eleitorado pensa, e por isso, a matéria com os jovens que iam votar pela primeira vez.

Sem a obrigação de votar, idosos querem distância da política

Da mesma série “gente como a gente” na editoria. Só que dessa vez, fui a um bingo da terceira idade em Balneário Camboriú. Foi bastante divertida fazer essa matéria. E isso que nem fiquei para a jogatina.

Serra no Gideões

Essa matéria nem ficou grandes coisas, mas para mim ela tem um sentido bastante especial. Foi a primeira vez que eu cobri um evento com um grandão da política, dividi espaço com 300 repórteres de outros veículos e descobri que as doações dos fiéis poderiam ser parceladas no cartão de crédito.

Uma campanha para esquecer

Por fim, essa reportagem nasceu da crescente indignação geral da galera pelos pontos que estavam sendo debatidos à exaustão durante a campanha. Mais do que um balanço do que marcou a campanha, fica a lição para que as próximas campanhas tentem ao menos serem mais maduras.

Sobre Larissa Guerra

Jornalista e aprendiz de cozinheira. E-mail para: larissaguerra[@]uol[.]com[.]br
Esse post foi publicado em O discreto charme da quinta categoria e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Retrospectiva 2010

  1. Cecilia disse:

    Larissa, feliz 2011.
    Que legal saber que vez por outra você vai postar aqui no blog. E quantas matérias você fez. Vou ler com calma, mas pelo assunto e pelos seus comentários já deu pra sentir que são bem interessantes. Beijos.

Deixe um comentário