Excelentíssimos

Para brindar (rá!) o começo do horário eleitoral gratuito, decidi hoje fazer um adendo sobre os tipos de candidatos que aparecerão na televisão, mas que você invariavelmente dará um bocejo de preguiça em pensar que terá que escolher um.

Posso ser muito nova ainda na área, mas não sou boba. A fila de candidatos que aparece diariamente na redação me credencia a personificá-los:

Há aquele tipo de candidato que vem do Cu do Judas pedir voto na outra ponta do estado; tem o  candidato que acha que a classe política é vítima da população, tem o candidato bola-de-fogo – ele pode não ter razão, mas tudo o que ele fala é polêmica.

Tem o iniciante, que diante de uma questão um pouco mais complexa, olha para a sua colinha e murmura “meu Deus, o que eu vou dizer agora?”. Tem o muito experiente, que diante da declaração de ter R$ 200 mil guardado no colchão, solta um risinho de desprezo e diz que “gosta mesmo é de ter dinheiro”. Tem aqueles que te chamam de “meu anjo”, “minha linda” ao telefone. E os que chegam falando no celular, para provar que são caras realmente ocupados e que só estão ali para te fazer um favor.

Tem aqueles que diante de uma informação, negam até a morte, mas para prevenir, a confirmam para outro jornalista de renome. Há sempre um que foge de você como se você fosse o filho do capeta. Vade retro. Olhe para aquele outro, com a mão no saco enquanto fala com você. Não vomite, finja naturalidade e vá adiante.

Tem um que te paga cerveja no bar e talvez depois fique pensando que comprou um jornalista. Tudo tem um preço nessa vida, e se é pra me comprar em cerveja, que traga então um barril. Tem o que te olha de cima a baixo, teme seus tênis sujos. Tem o que te reconhece pela cidade onde nasceu, o que tá puto com o mundo e resolve disparar contra o gravador, o que fala palavrão, acusa adversários de serem “donos de puteiros” e ingenuinamente pensa que nada será publicado.

Há tipos ainda piores: que usam fiéis e regilião como cabos eleitorais. Os que mal sabem ler, mas andam de carro importado. Os que te pedem votos antes de dizer bom dia. Os que usam sua origem “simples e humilde” para comover o eleitor.

E ainda querem saber em quem eu vou votar…

Anúncios

Sobre Larissa Guerra

Jornalista e aprendiz de cozinheira. E-mail para: larissaguerra[@]uol[.]com[.]br
Esse post foi publicado em Vida bandida e marcado , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Excelentíssimos

  1. Gustavo disse:

    Contra burguês vote 16!

  2. analu disse:

    linda …anjinho ….rsrsrrsr
    vote no Tiririca se vc não sabe o que um deputado federal faz ele tbm não, mas depois ele te explica ….. ninguém merece
    gente tá dando nojo … vergonha … indignação total ….
    nem dando tempo aos condenados nada tem a crescentar ou apresentar… com segundos então …. é . . . é . . . é . . . nem eu acho palavra pra dizer o que é de tão ridículo.
    Vamos ter que procurar agulha no palheiro …como já dizia me doce avô.

  3. Tathiana disse:

    Tb não quero votar em ninguém. Não dá pra acreditar que voto pode mudar as coisas num país em que tudo é só futebol e carnaval. Onde mais um cara desempregado, com 30 anos, mas aparentando 40, sem ter onde cair morto, é capaz de abrir um enorme sorriso que mostra só dois dentes na boca? Só no Brasil mesmo. Isso pra mim não é um povo “alegre”, não. Isso é, no mínimo, burrice ou loucura.
    BJs.

  4. Andre disse:

    Se olharmos friamente… o único que esta sendo honesto é justamente o Tiririca!
    (jamais votaria nele… mas é o único que é homem o suficiente para dizer que não faz idéia do trabalho de um deputado federal).
    Pronto… falei…

  5. analusaopaulo disse:

    mas o problema não está na honestidade forjada do Tiririca e sim dos “companheiros” de partido que vão carregar com ele mais meia duzia de gatos pingados …. ou seja duas hipocresia falsa/honestidade de um a favor das vantagens/corrupção de outros…
    Pronto …falei tbmmmmmm…..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s