Festa para uma dama*

Lídia Baggio em sua festa de 80 anos

Lídia Baggio comemora 80 anos

As filhas organizaram tudo às escondidas. Mirna, Marta, Márcia e Marilu fizeram questão de que o aniversário de 80 anos da mãe fosse uma surpresa. Contaram apenas ao pai, o empresário Lino Baggio, de 85 anos recém-completados. Muito emotivo, deveria ser preparado psicologicamente. Seria uma festa inesquecível.

Enquanto os convites chegavam com fotos que mostravam Dona Lídia Baggio em várias fases da vida, ela, com ar displicente, convidava familiares e amigos próximos para comer pizza, “porque ano que vem eu e Lino comemoramos 60 anos de casados, aí sim será uma festa grande”. Sempre bonita, sorridente e elegante, uma senhora distinta. Mas não conseguia disfarçar uma pontada de decepção com as filhas. Uma pizza para celebrar 80 anos?

80 anos não se comemoram todos os dias, ainda mais quando se trata de uma vida muito bem vivida e repleta de amor. O namoro que começou na adolescência com o militar e alfaiate Lino teve quatro anos de idas e vindas e foi consagrado com um casamento exemplar. Ainda vivendo na pacata cidade de Antônio Prado, Rio Grande do Sul, tiveram a primeira filha, Mirna. Em meados da década de 50, estabeleceram-se em Lages, no planalto catarinense, onde nasceram as três outras filhas. Construíram suas vidas com trabalho na Baggio Magazine, loja de roupa masculina muito prestigiada na cidade.

Se Dona Lídia pudesse ser definida em um adjetivo, não haveria palavra melhor do que “elegância”. Porque ser elegante é mais que estar bem vestida, é um estado de espírito que raras pessoas possuem. Como um dom. Sua disposição é invejável, muitos jovens não possuem a vontade de viver que ela possui. Integrante do Clube da Lady, de senhoras da sociedade lageana, já viveu até seus dias de realeza, quando foi coroada em 2001 Miss Brasil da Terceira Idade.

Como acreditava que apenas sairiam para jantar e com o movimento de pessoas comprando presentes para os pais, Dona Lídia trabalhou até perto das 17h na loja. Sua filha Márcia lembra que a mãe não parou um segundo. “Ela sequer sentou durante todo o dia. Acordou antes das 7 da manhã, foi ao salão de beleza arrumar os cabelos e de lá foi direto para a loja, onde ficou o dia inteirinho.” As flores que chegavam durante o dia esforçavam-se para estar à altura de uma verdadeira dama.

Ao atravessar o salão de festas de braços dados com o marido enquanto cerca de 150 convidados cantavam “Parabéns a você” houve certa nostalgia em Dona Lídia. Quem foi rainha nunca perde a majestade, e com típicos tchauzinhos  de Miss cumprimentava a todos. Segurou a emoção. Em pequenos atos demonstrava o quanto estava feliz em comemorar seu aniversário com pessoas que tanto a estimam. No vídeo que as filhas organizaram, cenas contaram a sua história. Depois de servido o café colonial, muitas de suas amigas do Clube da Lady dançaram, se divertiram. Ela preocupou-se em ser boa anfitriã, parando apenas para tirar fotos que entrarão para o álbum de família. Como as filhas previam, a festa foi definitivamente inesquecível.

* Para não cometer uma injustiça, publico aqui o texto que já deveria ter saído no Sênior. Ossos da profissão. Peço desculpas às pessoas que colaboraram com a matéria, mas infelizmente, não deu.

Anúncios

Sobre Larissa Guerra

Jornalista e aprendiz de cozinheira. E-mail para: larissaguerra[@]uol[.]com[.]br
Esse post foi publicado em O discreto charme da quinta categoria e marcado , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Festa para uma dama*

  1. Deise Baggio disse:

    Querida, que legal!!!
    É muita gentiliza tua dedicar este espaço para a vó Lídia.
    Obrigada!

  2. André disse:

    Emocionante Cissa…
    Muito bonito.
    Beijo te amamos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s