Escritor é?

Possuo certo preconceito contra quem se diz escritor. Até que me provem o contrário, o dito é apenas mais um ser humano medíocre que pensa que juntar palavras é atividade simples.

Sou jornalista, não sou escritora. Tenho medo de escrever contos, tenho aversão a pieguice dos escritores independentes que conheci na livraria. Minha escrita é por profissão, e deve aproximar-se o máximo possível da não-ficção.

Açoitem-me em praça pública, mas este é meu pensamento. Literatura é prazer, mas eu não sou digna do ofício, e conheço raríssimas pessoas que são. O grande problema da internet é que piorou o que já era ruim. Hoje em dia todo mundo acha que é Dostoievski, e sai por aí fazendo bobagens. Gasto de papel – ou de postagens em blogs – à toa.

Tínhamos quatro gavetas enormes na livraria reservadas para obras independentes. Estavam lotadas de porcarias pessimamente escritas por gente de todo o tipo. A começar pelas capas, e se tem uma coisa que me deparei é que autor independente ADORA aparecer na capa – ou na primeira orelha. Só lembro da editora Alfaguara fazer isso, mas vai lá ver quem são os autores que estão na primeira orelha? Gente muito boa, meu senhor.

O problema do mundo é que se leva muito a sério a máxima “plantar uma árvore, fazer um filho, escrever um livro.”

——

Agora, para quem merece ser chamado escritor, e para gente como eu, simples repórter da vida, o caderno Mais! da Folha de São Paulo de hoje deve ser lido com atenção.

Sobre Larissa Guerra

Jornalista e aprendiz de cozinheira. E-mail para: larissaguerra[@]uol[.]com[.]br
Esse post foi publicado em Livros lidos e saboreados. e marcado , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Escritor é?

  1. gersonoliveira disse:

    Pior que concordo com você. Eu adoro escrever, é algo que me satisfaz, mas juro, nunca escreveria um livro, não tenho tamanha ousadia.. pra mim, para poder escrever um livro, tem que ser MUITO bom mesmo.
    :)

  2. CAROLINA BRAGA disse:

    também concordo, Lari…
    eu me contento em plantar uma árvore (coisa que já fiz) e ter um filhote…

    Me lembrei daquela comunidade do orkut: “maconha, adotar e culinária” não servem… ahuahuhahauahuahu

    beijocas, boa semana…

  3. Gustavo disse:

    pois é, são tantas besteiras!!
    e nos blogs, alguns são comparados aos micro blogs (twitter), ou seja, lixo cibernético!

  4. Andre disse:

    Vc vai longe guria….
    beijo!
    te amo!

  5. Taísa disse:

    Só posso te dizer uma coisa: I have a dream.

  6. Olá, Larissa
    Entrei aqui, através de um link lá no blog “exercitando”, do Victor.
    Costumo passear muito por blogs, e achei o seu espaço bem interessante.
    Visito-o pela primeira vez, daí a explicação para um comentário numa postagem tão antiga.
    Também comento aqui porque o tema me chamou a atenção. Não sou escritor, não tenho livros. Mas escrevo. Ou como vc diz, eu gasto muitas postagens.
    Bem, penso que ninguém lhe provará o contrário: juntar palavras mesmo é uma coisa simples(os jornalistas pensam o contrário?). Seu blog é um exemplo disso.
    E fique tranquila, que ninguém desejará açoitá-la por emitir sua opinião. Esse tempo já se foi. Faz tempo.

    E quanto a internet, diria que essa “popularização” que ela proporcionou não se limita à literatura: da mesma forma, agora chovem pseudo-críticos, pseudo-psicólogos, pseudo-comentaristas esportivos, pseudo-filósofos, pseudo-comentaristas políticos e -por que não – pseudo-jornalistas.

    Concordo com vc: o número de autores medíocres e – o pior de tudo – que vendem bem é grande. Paciência. Cabe a cada um definir quem merece atenção nesse mar de textos e informações.

    Era isso. Vou indo.

    Ps: Curioso, Larissa. Conheço alguns livros em que o bom autor aparece na orelha. Como “O filho eterno”, do Tezza (Record editora) e “Dois Irmãos”, do Hatoum.. que é da Cia das Letras.

    Era isso.
    Parabéns pelo blog. Visitarei quando puder.

    =D

Deixe um comentário

